Jang Wooyoung, do boy group 2PM, assim como muitos outros, ficou surpreso quando a notícia de que seu mentor de longa data, Park Jin-young — fundador e produtor-chefe da JYP Entertainment — havia sido escolhido para co-liderar um comitê presidencial, veio à tona.
Mas, pensando bem, Jang diz que faz sentido. Park sempre foi assim — nunca fugindo de novos desafios e nunca levando nada como garantido.
“O Park Jin-young que eu conheço sempre teve a mesma postura”, continuou Jang, relembrando suas colaborações e os inúmeros conselhos recebidos de Park, com quem trabalha há quase duas décadas.
“Eu sei que o cargo é muito diferente e que as responsabilidades serão imensas”, disse Jang. “Mas também sei que ele é alguém que nunca se acomoda com o status quo e sempre assume total responsabilidade pelo que faz.”
Jang estreou com o 2PM em 2008, pela JYP Entertainment, e lançou sua carreira solo em 2012 com o EP “23, Male, Single.” Ao longo dos anos, o veterano artista foi creditado como compositor de várias músicas, incluindo “Make It” (2021), do 2PM, e mais recentemente seu single solo “Simple Dance”, lançado em junho.
Park, também conhecido como JYP, trabalhou lado a lado com Jang por muito tempo como chefe da sua empresa de gestão e foi recentemente nomeado co-presidente inaugural de uma nova comissão presidencial de intercâmbio internacional de cultura pop, junto com o ministro da Cultura, Chae Hwi-young.
Jang permaneceu na JYP por 17 anos, diferente de alguns de seus colegas de grupo que seguiram outros caminhos. Para ele, ainda há “muito a aprender na JYP”.
“Quando tenho algo a reclamar, simplesmente falo tudo para o Park, como se fosse um sobrinho conversando com o tio”, disse Jang, sorrindo. “E o Park sempre escuta com atenção, o que me faz pensar: ‘ainda tenho muito a aprender e realizar aqui’.”
O terceiro EP de Jang, “I’m into”, marca seu comeback na Coreia em mais de sete anos, desde o EP “Bye” (2018). A faixa principal, “Think Too Much”, é uma música de dance-pop moderna e talvez um reflexo do que Jang enfrentou durante seu tempo afastado da cena do K-pop.
“Eu tinha perdido muita confiança, sempre reparando no que me faltava”, admitiu Jang. “Fiquei preso ao automatismo, e um pouco de depressão foi surgindo. Em certo momento, percebi que era como se eu estivesse em uma espécie de retiro, no meio de uma montanha.”
Foi assim que decidiu lançar seu single digital “Simple Dance”, em junho, que o fez relembrar o quanto ama cantar e dançar. E, apenas três meses depois, está de volta com um novo álbum — um trabalho que conta sua própria história.
“Não acho que, de repente, o público em geral vá ficar curioso sobre mim depois de 17 anos, ou que eu consiga criar algo realmente inovador que capture a atenção”, disse ele. “Então, pela primeira vez, perguntei aos meus colegas: ‘Que tipo de história eu deveria contar?’.”
A resposta, ele recorda, foi simples: diga o que está em sua mente.
“Eles me disseram que eu sou mais eu mesmo quando falo sobre o que realmente está dentro de mim”, contou Jang. Essa ideia acabou moldando o título do álbum, “I’m into”, no qual ele mergulha na música e nos pensamentos que tem vivido ultimamente. As letras das cinco faixas foram escritas pelo próprio Jang.
Quando perguntaram o quanto ele acha que o 2PM contribuiu para o crescimento da JYP Entertainment ao longo dos anos, Jang brincou: “Acho que provavelmente ajudamos a construir os estacionamentos subterrâneos da nova sede — acima disso, é tudo trabalho dos meus juniores”, disse, fazendo referência ao novo prédio da empresa, em construção no leste de Seul.
Sobre o tão aguardado retorno do 2PM como grupo, Jang revelou que os integrantes estão ajustando suas agendas.
“No passado, quando nos encontrávamos, costumávamos falar sobre os velhos tempos ou contar alguma coisa engraçada”, disse ele.
“Mas, hoje em dia, nossas conversas são sempre sobre questões realistas e práticas”, acrescentou. “Todos nós temos a mesma vontade [de voltar a trabalhar juntos] e estamos constantemente discutindo possíveis planos.”
Após o lançamento de seu novo álbum, Jang realizará seu primeiro show solo em Seul em sete anos, intitulado “half half”, nos dias 27 e 28 de setembro, no Yes24 Live Hall, no leste da cidade.
0 comentário